ESPAÇO INFO

 
 

 
   
  Sarna em gatos: Coisas que você precisa saber sobre essa doença  
  Você sabe o que é a sarna em gatos? Na dúvida, leia o conteúdo a seguir! Nele apresentamos não apenas o que é, mas três coisas que você precisa saber a respeito desse problema de saúde.
   
 

Cuidar corretamente da saúde do seu gato significa não apenas alimentá-lo e dar carinho, mas também monitorar sua saúde, com o objetivo de identificar problemas que podem comprometer sua qualidade de vida. Para isso, é sempre bom verificar seu pelo, língua, ouvidos, dentes, entre outros membros de seu corpo. Por exemplo, a sarna é um problema que pode acometer sua pele.

Por falar nisso, você sabe o que é a sarna em gatos? Na dúvida, continue a leitura. Aqui, apresentamos não apenas o que é, mas três coisas que você precisa saber a respeito desse problema de saúde.

O que é a sarna em gatos?

Em síntese, a sarna em gatos é um problema de pele causado por algumas espécies de agentes como ácaros ou parasitas externos, que se alojam na pele, causando irritação e uma aparência desagradável. Trata-se de uma doença bastante comum em gatos, cachorros, entre outros animais domésticos.

Três coisas que você precisa saber sobre essa doença

Para que aprofunde seus conhecimentos nessa direção, apontamos quatro coisas que você ainda precisa saber a respeito da sarna em gatos. Veja:

1. A sarna em gatos pode se manifestar de diversas maneiras

Uma coisa que você precisa saber é que a sarna em gatos é uma doença que pode se manifestar de diversas maneiras, como:

- Sarna otodécica

Acomete o ouvido do animal e é causada pelo ácaro Otodectes cynoti. Não é transmitido para seres humanos.

- Sarna sarcóptica

Tem maior facilidade de se proliferar em áreas com pouco pêlo, sendo comum em locais como orelhas, cotovelos e abdômen. Diferentemente da anterior, é transmissível para seres humanos.

- Sarna demodécica

É causada pelos ácaros Demodex gatoi ou Demodex cati, sendo comum em regiões como orelhas, cabeça e pata. Deixa essas regiões com feridas e crostas. Não é transmitida para seres humanos.

- Sarna notoédrica

É específica dos gatos e tem alto poder de transmissão, podendo atingir tanto animais como humanos. É causada pelo ácaro Notoedres cati e se inicia na região da cabeça, atingindo outras partes do corpo à medida que evolui.

2. A sarna em gatos possui diversos sintomas

Saiba que como qualquer outra doença, a sarna em gatos apresenta sintomas que facilitam sua identificação, como:

- Pele com tom avermelhado;

- Coceira intensa;

- Descamação;

- Perda de pelos;

- Inquietação.

3. Tratamento da doença

O tratamento da sarna em gatos é feito com base no grau e tipo de sarna. No entanto, em geral, são utilizados parasiticidas. A depender do grau de sarna, pode-se recomendar que o pet tome medicamentos e tome banho com produtos específicos, voltados para o tratamento desse problema de saúde.

Em todo caso, é sempre recomendado buscar ajuda profissional para que assim o tratamento correto seja passado e o seu pet se recupere mais rápido, livrando-se desse problema de saúde.

Você gostou deste conteúdo e gostaria de ter acesso a outros? Então não deixe de acompanhar a publicação em nosso blog. Nele estamos sempre compartilhando artigos que podem enriquecer seus conhecimentos e facilitar a criação do seu pet.

 
   

Home  |   A Clínica  |   Serviços/Produtos  |   Contato  |   Links

Copyright © ESPAÇO ANIMAL Clínica Veterinária. Todos os direitos reservados. Design by CiadoLink & CiadaLogo