ESPAÇO INFO

 
 

 
   
  Conheça as principais vacinas que existem para os gatos.  
  Você sabe quais são as vacinas obrigatórias a serem dadas no seu gato?
Então, descubra agora e entenda porque estar atento a carteirinha de vacinação é tão importante para a qualidade de vida do seu animalzinho.
   
 

Se você ainda não sabe quais são as vacinas mais importantes a serem dadas no seu gato, então esse post vai te ajudar.

Todos os animais, independente se são criados dentro de casa ou fora, estão suscetíveis ao surgimento de bactérias ou doenças virais. As vacinas têm o papel de preparar o organismo do animal para que ele consiga se defender, caso pegue alguma doença.

É muito importante que a vacinação seja levada a sério por todas as pessoas que têm algum animal de estimação, pois farão muita diferença na saúde do gato.

A vacina antirrábica, que é aplicada para combater a raiva, é a mais conhecida de todas. Mas, além dela, existem vacinas obrigatórias que devem ser ministradas em todos os gatos, independente do local onde eles vivem, são as polivalentes V3, V4 e V5.

Vacinas Polivalentes para gatos: quais são elas?

- Vacina Tríplice V3 Trivalente: essa vacina é usada para proteger o animal contra o aparecimento de doenças respiratórias comuns como calicivirose e rinotraqueite felinas, além de proteger contra a panleucopenia felina, uma doença que atinge os sistemas sanguíneo e digestivo de maneira grave.

- Vacina Quadrupla V4: tem função de prevenir as doenças que a Tríplice também previne, com adição da proteção contra clamidiose.

- Vacina Quíntupla V5: é usada para a prevenção das mesmas doenças que a quadrupla, além da leucemia, que é absolutamente comum entre os felinos e causadora de um alto índice de mortalidade nesses animais. Preveni-la aumenta significativamente a longevidade do seu animalzinho. Porém, nem todos os animais podem receber a dose e por isso, é fundamental consultar um veterinário.

Outras vacinas

Além das vacinas obrigatórias que citamos acima, dependendo do modo de vida de cada animal, existem também outras que podem ser dadas. Alguns exemplos são:

- Vacina contra a Peritonite infecciosa felina;

- Contra Bordetella;

- Que protege do vírus da imunodeficiência felina;

- Que previne a Chylamydophilia feliz;

- Que protege do vírus da leucemia felina.

Como saber se o meu gato precisa de alguma das vacinas?

Quem vai determinar isso é sempre o médico veterinário. É fundamental que o animal passe por um profissional que marcará as datas de vacinação, fará a aplicação das vacinas e ainda, verificará a necessidade de outras possíveis doses, considerando o estilo de vida de cada animal.

Além disso, após a orientação do veterinário, é de suma importância seguir corretamente a carteirinha de vacina do felino.

Se o seu animal foi adotado já adulto e você não sabe se ele já tomou alguma dose, é o veterinário quem vai te orientar quanto as aplicações.

A partir da oitava semana de vida, o gato já pode receber a vacinação da Polivalente. A partir da 12ª semana, pode receber a antirrábica. Depois disso, elas serão renovadas conforme a carteirinha. Então, fique sempre atento.

A vacinação é de suma importância para a manutenção da saúde do seu animal, garantindo que ele passará muito mais tempo de vida junto a você. Fazê-las corretamente é um sinal do seu amor e do cuidado dedicado ao seu companheiro felino. Portanto, não se esqueça da vacinação. Seja um tutor responsável.

 
   

Home  |   A Clínica  |   Serviços/Produtos  |   Contato  |   Links

Copyright © ESPAÇO ANIMAL Clínica Veterinária. Todos os direitos reservados. Design by CiadoLink & CiadaLogo