ESPAÇO INFO

 
 

 
   
  Os riscos que a automedicação pode trazer para o seu pet.  
  Automedicação não é um perigo apenas para os seres humanos. Muitos de nossos amigos de quatro patas tornam-se vítimas de intoxicações, muitas vezes graves, por conta de negligência na hora de administrar substâncias. Cuidado!
   
 

Nós nos preocupamos muito com a saúde de nossos pets e, quando estão se sentindo mal, queremos ajudá-los de alguma maneira, desde que traga alívio imediato ao animal. Contudo, a automedicação de nossos amigos de quatro patas, assim como nos humanos, pode causar vários problemas em vez de resolvê-los.

Em casos mais graves, pode ser que seu pet tenha alguma alergia de alguma substância contida no medicamento, podendo levar a complicações durante o tratamento e, em casos extremos, até a morte.

Confira este artigo com cuidado e evite que o pior aconteça com seu melhor amigo.

Não posso aplicar nenhum remédio sem receita?

De forma alguma! Os motivos são vários: cada animal responde de maneira específica a certas substâncias medicamentosas. Isso significa que, no caso de automedicação, você pode mascarar outro problema, potencialmente mais grave, que acometa seu pet.

Em casos extremos, tais substâncias podem causar complicações, como agravamento do quadro clínico do animal, reações alérgicas, coceiras, erupções cutâneas, dificuldade respiratória, etc. Infelizmente, não são raros os casos de intoxicação ocorrida em animais por conta de automedicação ministrada pelos seus donos.

Alguns casos são ainda mais graves: por conta de total desconhecimento sobre veterinária, alguns donos aplicam remédios utilizados em seres humanos em seus animais. Ainda que a intenção seja a mais pura possível, virou rotina nas clínicas veterinárias receber pets apresentando dores abdominais fortes, sangramento enquanto evacua, convulsões e, em casos mais graves, o animal simplesmente não consegue resistir às reações.

Os perigos da crença popular

Muitos usuários acreditam que tratar seus animais com anti-inflamatórios e antibióticos é o melhor caminho para tratar comorbidades, uma vez que certos medicamentos utilizados em humanos têm grande eficácia em nosso organismo.

Acontece que, por mais que amemos nossos pequenos amigos, seus corpos não possuem a mesma resistência a medicamentos e intoxicações que nós. Isso significa que certas substâncias, inofensivas a adultos, podem ser fatais para os pets.

Para se ter uma ideia, o Paracetamol pode levar seu animal a óbito em apenas uma aplicação. Por causar necrose do fígado de cães e gatos, caso tenham problemas no órgão durante a aplicação, as chances de tragédia aumentam consideravelmente.

Aspirina também não é uma opção para seu pet que está sentindo dores. Ela é especialmente nociva para os gatos. Cães podem usar, desde que de acordo com determinação médica, pois a dosagem deve ser muito menor que a aplicada em humanos.

Cuidar corretamente é mais barato

Uma alimentação equilibrada, com rações de boa qualidade, associadas a alimentos frescos, faz toda a diferença na saúde de seu pet. Banhos regulares também são fundamentais para evitar a proliferação de pragas, como pulgas ou carrapatos.

No entanto, todos os seres vivos estão suscetíveis a doenças, por mais saudáveis que sejam. Caso seu melhor amigo não esteja se sentindo bem, não faça automedicação: Leve-o à clínica veterinária para que receba toda a assistência necessária.

O que pode parecer um problema pequeno, que pode ser tratado por você, pode ser, na verdade, um simples sintoma de algo mais sério.

Precisa de ajuda com seu pet? Ligue para a gente. Atendimento 24 horas por dia.

 
   

Home  |   A Clínica  |   Serviços/Produtos  |   Contato  |   Links

Copyright © ESPAÇO ANIMAL Clínica Veterinária. Todos os direitos reservados. Design by CiadoLink & CiadaLogo