ESPAÇO INFO

 
 

 
   
  Coronavírus: ele realmente não afeta a saúde dos nossos pets?  
  Você é pai ou mãe de pets e tem preocupações com relação à pandemia do Coronavírus? Acha que a doença pode afetá-los? É preciso tomar cuidados especiais com eles? Confira nosso artigo!
   
 

Este é um tema que preocupa bastante mamães e papais de quatro patas, não é mesmo? Afinal, animais podem sofrer com a pandemia do coronavírus? Eles poderiam, talvez, ser um meio de transmissão da Covid-19?

Antes de tudo, muita calma nesta hora, pois algumas informações já estão disponíveis sobre o tema, para evitar dores de cabeça e excesso de preocupação.

Entretanto, é sempre bom lembrar que a Covid-19 ainda é uma novidade para a Ciência. Portanto, as informações até agora presentes podem vir a sofrer alterações ao longo dos avanços sobre a pandemia.

No mais, toda forma de cuidado é válida para preservar a vida e a dos bichinhos não é menos valiosa que a nossa!

Cães e gatos podem contrair o coronavírus?

Sim, os pets podem contrair coronavírus. No entanto, o coronavírus contraído por essas espécies é bastante diferente da Covid-19, a qual afeta humanos e pode levar à morte, em casos mais graves.

Sendo assim, não há, pelo menos por ora, indícios de que os animais de estimação possam ser contaminados pelo novo coronavírus.

Isso não significa, contudo, que você deve afrouxar os cuidados com relação aos bichinhos! O coronavírus tem assumido diversas formas diferentes ao longo da pandemia, o que significa que uma nova mutação pode torná-lo suscetível a afetar outras espécies.

Portanto, os cuidados higiênicos não devem ser negligenciados quando temos de lidar com nossos amigos de quatro patas.

Caso tenha interesse em se aprofundar ainda mais no assunto, a World Small Animal Veterinary Association (WSAVA) liberou um boletim contendo informações valiosas a respeito do coronavírus e sua influência no mundo dos animais.

Todos os veterinários ao redor do mundo tendem a utilizar os estudos dessa entidade como base para alinhar seus procedimentos de maneira correta.

Estou com a Covid-19. Devo ficar longe de meus animais?

Primeiramente, esperamos que você se recupere o quanto antes possível e sem sequelas. As regras de isolamento social sugeridas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmam que os enfermos devem permanecer em isolamento social. Dessa forma, é possível minimizar os danos causados pela pandemia, além de reduzir a curva de contágio ao redor do mundo.

Portanto, é uma boa ideia, se possível, é claro, manter distância dos pets, também. Medidas de distanciamento devem ser ampliadas, nunca reduzidas, quando a doença em questão ainda não foi devidamente tratada por meio de vacina.

Cuidado com a desinformação

Redes sociais são uma bênção e um problema ao mesmo tempo, uma vez que qualquer pessoa, bem-intencionada ou não, é capaz de tornar viral informações falsas a respeito de qualquer tema. Sobre a Covid-19, obviamente, não há nenhuma exceção.

Procure informações diretamente com quem entende sobre o assunto para evitar dores de cabeça com seus bichinhos, sobretudo se for comprovada alguma mutação no coronavírus que possa ser perigosa a eles!

A orientação da WSAVA é clara: utilize, de preferência, luvas e máscaras para lidar com os animais, além de lavar muito bem as mãos. Caso não possa lavá-las como deve, use álcool gel.

Gostou? Precisa de auxílio para seu animal de estimação? Nossa clínica veterinária funciona 24 horas e realiza consultas, cirurgias, venda de medicamentos, banho e tosa, entre tantos outros serviços. Conheça-nos.

 
   

Home  |   A Clínica  |   Serviços/Produtos  |   Contato  |   Links

Copyright © ESPAÇO ANIMAL Clínica Veterinária. Todos os direitos reservados. Design by CiadoLink & CiadaLogo